terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A concluir…

Após a realização desta proposta de avaliação, não seria possível encerrar este meu “Álbum das Metáforas” sem antes me debruçar e reflectir criticamente sobre o trabalho executado. Assim será importante responder a algumas questões relativas à forma como este foi sendo realizado.


Forma como desenvolveu o projecto:

As diferentes tarefas que aqui se encontram reunidas no portfólio final correspondem a cinco momentos distinto de avaliação, divididos de acordo com as temáticas sobre as quais foi realizada uma metáfora. Assim, para cada conteúdo programático foi realizada, primeiramente, uma análise crítica dos exercícios realizados no decurso das aulas correspondentes, sendo, posteriormente, escolhida uma metáfora que sintetizasse os aspectos essencias de cada tema. Tendo este meu projecto assumido a forma de um blog, a organização deste trabalho é feita segundo uma ordem temporal, correspondendo os primeiros “post” à temática introdutória.


Progressos efectuados:

À medida que fui realizando as diferentes partes deste portfólio verifiquei que o progresso mais visível conseguido foi ao nível da aquisição de competências de pesquisa, síntese e integração dos conteúdos principais das temáticas em questão. Com a realização das diferentes tarefas, consegui também simplificar o processo de selecção e explicitação da metáfora sintetizadora, tendo, ainda, adquirido competências ao nível da aplicação prática dos conceitos consolidados. Por outro lado realizei vários progressos ao nível da automatização de determinadas tarefas relacionadas com este formato digital.


Como ultrapassou as dificuldades encontradas:

Inicialmente deparei-me logo com uma dificuldade que apenas consegui superar verdadeiramente quando realizei a primeira parte deste portfólio: nunca tinha realizado um trabalho idêntico e mesmo tendo acesso a um documento que definisse e delimitasse os contornos desta tarefa, foi muito difícil para mim definir linhas orientadoras que estruturassem o meu projecto. Por isso mesmo, acho que esta dificuldade apenas foi superada quando recebi o feedback respectivo a esta tarefa e que me permitia confirmar que podia continuar a seguir o mesmo caminho. Ainda a propósito desta primeira “avaliação” foi-me sugerido diversificar, fundamentar e pesquisar tendo como objectivo desprender-me das análises descritivas. Assim, nas tarefas seguintes, procurei recorrer a outras fontes de pesquisa, que me abrissem os horizontes a “múltiplas visões” acerca da mesma temática. Por outro lado, com a descoberta das potencialidades do blog, foi-me também possível recorrer a diferentes formas de exploração da página, como sendo a apresentação de pequenos filmes, a colocação de várias imagens (inclusive sob o formato de slideshow) ou a colocação de links que permitissem aceder a outros aspectos importantes (referências, páginas, etc).

Por outro lado, na minha opinião, não consegui ultrapassar a minha dificuldade em reflectir criticamente sobre o trabalho por mim efectuado. Talvez tal se deva ao facto de ser muito difícil assumirmo-nos como críticos de nós próprios, sendo muito mais fácil realizar esta crítica “a sangue frio”, i.e., posteriormente à entrega e devolução de cada metáfora. Por outro lado isto poderá, também resultar de uma enorme falta de treino nosso para questões deste tipo.


Alterou a problemática inicial e porquê?

Não houve alteração nesse sentido. Aquando da realização da primeira tarefa houve necessidade de definir uma forma de apresentação do trabalho, tendo surgido a ideia do webfólio. Não possuindo muitos conhecimentos ao nível da realização de um blog, a execução deste trabalho revelou-se também muito positiva neste sentido, uma vez que à medida que uma nova fase ia sendo alcançada, eu ia descobrindo novas potencialidades deste formato. Assim, e tendo sentido que a apresentação do meu trabalho neste formato estava a cumprir aquilo a que me havia proposto, considero que foi uma mais valia recorrer a este tipo de novas tecnologias.


Que fontes utilizou e quais os benefícios identificados?

De uma forma geral, debrucei-me essencialmente sobre as referências bibliográficas básicas para cada tema sugeridas pela professora, tendo sempre o cuidado de, sempre que possível, investigar outras fontes que complementassem as informações que já possuía. O meu principal objectivo neste sentido foi integrar o resultado da minha pesquisa com as directrizes sugeridas no decorrer das aulas, que serviram de estrutura todas as partes constituintes do meu portfólio. A título pessoal considero que o pressuposto fundamental desta trabalho foi, para mim, alcançado: integrar de forma coerente os conteúdos programáticos da disciplina, compreendendo-os e conseguindo reflectir sobre eles de forma prática.


Nível de consecução dos propósitos iniciais:

Uma vez que, tanto esta metodologia de trabalho utilizada, como o formato assumido para proposta de avaliação ou mesmo a minha proposta pessoal de apresentação da mesma eram praticamente desconhecias para mim, considero que os propósitos que inicialmente havia definido foram largamente superados. Assim, sem dúvida, o processo de execução deste trabalho constituiu, para mim, um momento de aprendizagem, não só em termos teóricos mas também numa vertente mais prática. O facto da entrega das diferentes metáforas ser realizada em momentos distinto permitiu-nos ter um feedback quase imediato do nosso trabalho, o que nos ajudou, desta forma, a orientar os trabalhos posteriores no sentido de colmatar as principais dificuldades apresentadas ou melhorar a estratégias utilizadas. Foi verdadeiramente um projecto difícil e trabalhoso mas ao mesmo tempo desafiante, em termos pessoais, uma vez que implicava uma procura constante de novas informações e formas de aplicação. Assim, nesta etapa final, o saldo revela-se verdadeiramente positivo, uma vez que a com a realização deste trabalho consegui cumprir um dos meus principais objectivos: desvendar apenas o meu olhar acerca dos conteúdos programáticos da disciplina de Modelos Sistémicos.


Significado e utilidade do projecto para outros:

Aquando da apresentação desta proposta de avaliação confesso que me senti bastante assustada, pois nunca havia realizado nada idêntico e não sabia como iniciar este projecto. No entanto, e após a sua conclusão não tenho dúvidas quanto à sua utilidade. Por um lado, porque nos permitiu contactar com os conteúdos programáticos da disciplina de forma faseada, o que apesar de ser extremamente cansativo, acaba por facilitar a aprendizagem, uma vez que estando a contactar com uma temática de cada vez estamos muito mais disponíveis a assimilar os dados a ela referentes. Por outro lado, porque nos “obrigou” a reflectir, de uma forma prática e aplicada, sobre os exercícios realizados durante as aulas, o que permitia uma consolidação dos conteúdos adquiridos para a realização dessa mesma reflexão. Assim, apesar do cansaço que o recurso a este tipo de metodologia implica, o estabelecimento de avaliações deste tipo (faseadas) permite-nos debruçar sobre cada aspecto do programa de forma muito mais aprofundada, e conseguindo assim, consolidar a sua aprendizagem. Assim, este projecto reveste-se de uma importância fulcral se tivermos em conta o método de aprendizagem e aquisição de competências que permite, mas também (não sendo este aspecto menos importante) devido ao treino de aspectos relativos à criatividade que possibilita. Este último ponto revestir-se-á, ainda, de maior relevância se tivermos em conta que durante o nosso percurso académico fomos “treinados” para trabalhar de uma forma formatada, onde não havia lugar para aspectos relacionados com a criatividade ou crítica pessoal. Estando nós numa fase tão decisiva da nossa formação, considero que apostar em aspectos deste tipo nos "abre horizontes", possibilitando assim um "olhar" mais amplo e abrangente.

Um comentário:

Anônimo disse...

relatório bem conseguido. Sublinha a transversalidade de competências adquiridas